Tipos de food truck: Escolha o melhor veículo para seu negócio

Tempo de leitura: 3 minutos

Van, Kombi, trailer ou talvez uma bike? Conheça todos os tipos de food truck e saiba qual se encaixa no seu negócio.

Para escolher os melhores tipos de food truck existem algumas variáveis que você precisa levar em consideração. Se você precisa de bastante espaço, não faz sentido comprar um veículo pequeno. Por outro lado, se o tipo de alimento que você vende precisa de poucos equipamentos, não é necessário investir em um caminhão grande.

Obviamente, você também deve saber o montante total que tem para investir. Mais importante que isso é planejar e listar todos os custos do negócio. Dessa forma fica mais fácil de saber o quanto pode investir no veículo.

A maioria dos veículos são as Vans ou trailers, mas existem algumas opções que podem se encaixar no seu negócio. Não se esqueça que algumas modificações no veículo podem precisar de um novo CRV (certificado de registro de veículo). Consulte seu município ou estado para entender a legislação. No caso de São Paulo, o órgão regulador é o Detran-Ciretran.

Leia também: Como abrir minha empresa e estar 100% dentro da lei

Vans, peruas ou kombis

Tem em média 3 metros de comprimento e bom “custo benefício”. Boa parte desses estabelecimentos tem a estrutura da cozinha montada no próprio porta-malas, mas alguns tem abertura na lateral. Planeje bem como será o processo de preparação pois o espaço será limitado.

 

Trailer

trailer food truck

Os trailers tipos reboque são maiores e podem ter eixo simples ou duplo, porém não são motorizados. Para isso é necessário ter um carro ou caminhonete que transporte o trailer.

Antes de adquirir um trailer, verifique o peso e encaixe, alguns carros não tem força suficiente para carregar o trailer.

Outro item importante para os trailers são os freios. Como nem sempre serão estacionados em locais planos, dê preferência a um que já tenha freio elétrico.

Pequenos caminhões

pequenos caminhões food truck

Sem dúvida são os que chamam mais atenção, tem mais espaço interno e não já não tem o trabalho extra de rebocar com um veículo externo, mas exige um investimento muito maior. São aconselhado para quem já tem uma verba maior destinado a isso e realmente precisa de mais espaço para a preparação dos alimentos com mais gente dentro, que tem espaço em média para 4 a 6 pessoas trabalharem nele.

 

Tuk Tuk

tuk tuk

Os Tuk Tuk são triciclos, muito comum em países asiáticos. São basicamente motos adaptadas com um compartimento traseiro, com 2 rodas. São ainda menores e muito restrito em relação a espaço. Porém bastante utilizados para quem vende alimentos e bebidas que não tem necessidade de preparo na hora, como brigadeiros, doces e cervejas. Além de ser uma ótima alternativa para quem não quer investir muito no veículo, que pode economizar cerca de 75% se comparado a um pequeno caminhão.

 

Food bike

food bike

Se mesmo um Tuk Tuk estiver fora do seu orçamento, as food bikes são uma excelente opção para quem quer abrir seu negócio gastando muito pouco. Com essa escolha, estacionar já não será um problema para você, que facilmente pode parar em algum cantinho para vender. Assim como o Tuk Tuk, o maior desafio é o espaço interno, Por isso, para esse modelo dê preferência a venda de alimentos prontos e fácil de manusear.

Carro

Tem um carro e quer começar agora mesmo? Utilize seu próprio porta malas para expor seus produtos! A Doceria Luz planejou criteriosamente desde a escolha do carro à projeção dos móveis sob medida para poder vender em um food car.

❤🚗💨❤ #FoodCarDoceriaLuz #FoodFiat500 #VilaButantan #SaoPaulo

Uma publicação compartilhada por Doceria Luz (@docerialuz) em

 

Agora você sabe os tipos de food truck mais utilizados já pode pensar na abertura do seu. Deixe nos comentários quais é o seu preferido!

Empreendedor! Deixe aqui seu email

Receba mais conteúdo sobre o tema empreendedorismo e fique sempre atualizado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *