Ponto comercial: Como escolher o local ideal para minha empresa

Tempo de leitura: 3 minutos

Dica de especialista: como escolher o ponto comercial da minha empresa?

Chegou o grande o dia! Você está prestes a abrir o ponto comercial da sua empresa, uma conquista que muitos empreendedores buscam diariamente. Mas antes de fechar negócio, existem alguns pontos importantes a serem verificados, com o intuito de que o seu ponto comercial seja de fato estratégico e traga resultados positivos para o seu empreendimento. Vamos conferir?

Relação custo X benefício

custo beneficio

A primeira questão com que você tem que se preocupar é quanto pode pagar pelo ponto comercial, seja na compra do local ou no aluguel, confrontando com os benefícios que o imóvel trará para o seu negócio. Deve haver uma sinergia entre o custo e o benefício, para que você não se sinta lesado algumas semanas depois.

Conheça o mercado consumidor

Saber quem são e onde estão seus clientes é fundamental para que você escolha um ponto comercial que esteja próximo, que fomente as visitas dessas pessoas. Uma boutique não pode ser alocada em um bairro afastado, assim como uma mercearia tem poucas chances de sucesso em grandes centros.

Fique de olho na concorrência

Conhecer seus potenciais concorrentes e onde eles mantêm seus pontos comerciais também é importante para que você não abra seu negócio de frente para um concorrente. É preciso também analisar a proximidade de gigantes do mercado, como por exemplo, uma mercearia ao lado de um supermercado. A concorrência se torna desleal, pois grandes empresas têm poder de barganha muito maior.

Facilidade de acesso

Conhecendo seu cliente, você sabe como ele se locomove. Se for de transporte coletivo, você precisa estar próximo a pontos de ônibus e metrô. Se for de carro, você precisa oferecer estacionamento, seja próprio ou conveniado.

Segurança

A segurança é indispensável para que o seu empreendimento vá em frente sem surpresas desagradáveis, tanto para você quanto para a sua clientela. Perguntar para a vizinhança como é a segurança, bem como consultar os índices de criminalidade da região permitem que você escolha com cautela onde estabelecer o seu ponto comercial.

Análise de viabilidade

Para saber se o imóvel pretendido pode ser utilizado como ponto comercial é preciso fazer diversas consultas, na prefeitura, no corpo de bombeiros e na vigilância sanitária, entre outros. A viabilidade do seu negócio depende da natureza dele, como comércio, alimentação ou outro tipo de serviço. Para cada modalidade de negócios existem exigências, as quais podem ser verificadas junto a um profissional de contabilidade, que está apto a esclarecer estas questões.

Contrato

Saber os termos do contrato de aluguel do imóvel, como prazo mínimo, renovação e cancelamento permitem que você possa planejar de maneira mais tranquila o desenvolvimento do seu empreendimento. Um contrato que tenha que ser renovado anualmente pode não ser atrativo, pois você pode ser obrigado a sair do imóvel com pouco tempo de operação, o que impacta diretamente na formação de uma base de clientes e na fidelização dos mesmos.

O ponto comercial ideal seria…

Liste as características que você gostaria que o seu ponto comercial tivesse. Estacionamento gratuito, próximo a escolas ou bares e restaurantes, com grande fluxo de pessoas, nível de segurança satisfatório, etc. Crie um cenário ideal e depois coloque as características em ordem de importância, para facilitar a visualização do que você pode ou não abrir mão.

Como você pôde perceber, a escolha de um ponto comercial vai muito além do nosso desejo, implica pensar muito mais no cliente e no contexto em que o empreendimento está inserido do que propriamente no imóvel a ser utilizado. Quando for em busca do seu ponto comercial, não deixe de revisar estar dicas!

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