Planejamento estratégico: como projetar a empresa para 2018

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Você já fez o planejamento estratégico da sua empresa para 2018? Caso a sua resposta seja negativa, precisa correr contra o tempo! Afinal, quanto antes você definir as estratégias que a empresa executará no decorrer deste ano, antes poderá começar a colher os resultados das ações realizadas.

É importante que as empresas projetem as suas estratégias ao menos uma vez por ano, pois assim é possível se adaptar às táticas utilizadas de acordo com o cenário econômico atual, por exemplo.

Dentro desse contexto, o planejamento estratégico de 2018 é importante principalmente por estarmos atravessando uma crise política e econômica, a qual vem afetando o ambiente empresarial no sentido de que muitas organizações precisam conter gastos e desenvolver ações criativas para se manter ativas no mercado competitivo.

Para que você saiba como fazer o seu planejamento para o ano que está iniciando, nós elaboramos algumas dicas. Confira a seguir!

1. Faça um balanço do ano de 2017

Antes de projetar as estratégias para o ano de 2018, convém fazer um balanço daquilo que foi realizado em 2017. Coloque na ponta do lápis tudo o que deu certo e tudo o que deu errado no ano passado, de modo que você possa, posteriormente, pensar em solução para os problemas e potencializar aquilo que foi positivo.

Uma ideia interessante para fazer essas análises anuais é utilizando o ciclo PDCA, sigla em inglês para Plan (Planejar), Do (Executar), Check (Verificar) e Action (Agir). Essa metodologia prevê que, dentro de um ano, todas as táticas de uma empresa devem ser planejadas, executadas, verificadas por meio de análises e relatórios e, em seguida, sofrer ações de melhorias.

2. Defina metas

Todas as estratégias que uma empresa desenvolver, por mais simples que sejam, precisam ter metas. Além disso, é importante que as metas sejam quantificáveis, fáceis de analisar e possíveis de serem cumpridas.

Ao contratar um novo funcionário para o setor produtivo de uma indústria, por exemplo, o empresário pode estipular uma meta de aumento de X% em sua produção mensal.

As metas auxiliam no controle das técnicas executadas e ajudam a empresa a compreender se o que está sendo feito tem dado resultados positivos ou não.

3. Explore o calendário do ano

Quando falamos em planejamento estratégico, algo que não pode ser deixado de lado é o marketing. Afinal, o objetivo maior de qualquer empresa é vender seus produtos ou serviços e assim obter boa lucratividade e crescimento.

Para desenvolver ações de marketing, é importante estar atento ao calendário de datas comemorativas do ano, em todas as celebrações e os feriados que poderão resultar em um aumento de vendas no seu negócio.

Além disso, em 2018, teremos dois grandes eventos: a copa do mundo e as eleições presidenciais. Tais datas e cenários podem servir de mote para você vender mais.

Uma gráfica, por exemplo, pode fazer preços especiais no período eleitoral para que candidatos a cargos públicos imprimam seu material, enquanto uma loja de artigos esportivos pode fazer combos com itens para torcedores da seleção brasileira de futebol.

4. Escolha uma metodologia para planejar

Para fazer um planejamento empresarial, é preciso que você escolha uma metodologia para seguir como um guia. Um exemplo de método muito utilizado é a análise SWOT.

A análise SWOT se caracteriza pela geração de estratégias por meio do cruzamento dos pontos fortes (strengths) e pontos fracos (weakness) da empresa, com as oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) do cenário em que a organização está inserida.

Agora que você já sabe como fazer um planejamento estratégico para 2018 na sua empresa, que tal assinar a nossa newsletter? Assim, você receberá mais dicas interessantes como essas em seu e-mail.

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