O que é redução Z e para que ela funciona?

Tempo de leitura: 2 minutos

Descontinuada, o termo redução z era o fechamento fiscal diário de um emissor de cupom fiscal (ECF). Hoje em dia, o relatório pode ser impresso, mas tem apenas a função de um resumo de caixa.

Basicamente a Redução Z é o “marco” de encerramento dos trabalhos na impressora naquele dia. Muito mais do que um relatório impresso o comando enviado pelo Software para a Impressora sinaliza que, naquele dia, aquela impressora não deveria registrar mais vendas.

A partir deste momento, a impressora inicializava a uma série de operações internas, totalizando as vendas do dia e guardando a informação de faturamento diário e total na memória fiscal. O comando também indicava a MFD, memória responsável pelo resumo de vendas por cupom e encerramento do dia, possibilitando que a mesma acumule em uma seção de sua memória o total de cupons fiscais emitidos e cancelados no período.

Desta forma, a redução Z representava para o empresário dois marcos: um de gestão e um de cumprimento de obrigações junto ao SEFAZ, uma vez que, se a redução Z marca o final do dia o empresário tem então as informações gerenciais sobre vendas e formas de pagamento totalizadas e pode então entregá-las ao Fisco para conferência dos impostos apurados e pagos.

Lembrando que se o operador do sistema emitir uma redução Z por engano o processo não pode ser revertido e consequentemente está impressora não poderá mais vender neste dia. Para isso, algumas regras da redução Z que deveriam ser lembradas.

  • Se um determinado dia houve movimento no ECF, uma Redução Z é obrigatória;
  • Após a realização da Redução Z referente a uma data, nenhum movimento pode ser realizado no ECF até o próximo dia.
  • Se não for feita a Redução Z em um dia, ela pode ser feita no início do dia seguinte sem problemas. Mas se você realizou a Redução Z no dia anterior à noite e fizer a Redução Z no dia seguinte de manhã, você não poderá realizar mais vendas até o próximo dia;
  • Ao emitir essa declaração, o seu aplicativo fiscal deverá armazenar todos os totalizadores para realização dos fechamentos mensais.

Hoje em dia, a redução Z já não tem mais a função de cumprimento de obrigação junto a SEFAZ.

Ficou alguma dúvida sobre Redução Z? Deixe um comentário abaixo!

Esse texto foi escrito por Vitor Peixoto, colunista do Revolução do Varejo e dono da Multipliko, empresa de consultoria para varejistas e empresas de automação comercial. Vitor tem mais de 13 anos de vivência no mundo da Automação Comercial e é considerado um especialista no assunto.

Deixe seu email aqui!

Receba mais conteúdo sobre o tema FISCAL E CONTÁBIL!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *