Frente de caixa: O que é e porque é essencial para seu negócio

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Se você tem um negócio, especialmente ligado à atividade comercial, sem dúvida a frente de caixa faz parte do seu dia a dia. Essa área corresponde ao espaço onde o cliente finaliza a sua compra, apura os valores e faz o pagamento devido. Por isso, esse setor deve contar com softwares específicos, bem como equipamentos que auxiliam o funcionário nessa função, permitindo impressão de cupons fiscais, impressão de cheques, leitura de códigos de barras e diversos tipos de pagamento.

Mas se engana quem pensa que a frente de caixa é um mal necessário: ela pode ser a sua maior aliada para gerenciar melhor o seu negócio e deixar seu cliente ainda mais satisfeito, afinal, a tecnologia deve simplificar a nossa vida, certo?

Assim como as demais áreas do seu estabelecimento, a frente de caixa tem muita importância no processo de venda. Portanto, o cuidado com ela é fundamental para deixar seu cliente satisfeito e fidelizá-lo.

Veja a seguir por que você deve dar atenção especial à sua frente de caixa e saiba como utilizá-la para o bem do seu negócio!

Qual a importância desse espaço na sua loja?

A frente de caixa é o último lugar que seu cliente passa antes de sair do estabelecimento. E é a última chance que você terá de interagir com ele, seja para ouvir um feedback, uma sugestão, ou até mesmo a reclamação de algo que não foi agradável.

Este é o momento que você tem para reverter a insatisfação da pessoa e recuperar esse cliente para que ele não deixe de ir até o seu comércio uma próxima vez. Claro, essa reconquista do cliente não deve se dar apenas verbalmente, mas através da percepção que o comprador manifesta na frente de caixa, você descobre pontos a serem aperfeiçoados no seu negócio. E, assim, pode melhorar o atendimento e aumentar as vendas. O feedback é uma arma poderosa para você melhorar o seu negócio

O contrário também pode acontecer: por exemplo, quando o cliente encontra tudo o que precisa, está satisfeito com sua compra, mas, ao chegar no caixa, há filas gigantes e problemas no processo de pagamento. Nesse caso, um cliente pode ser perdido se este setor não trabalha com agilidade, eficiência e de forma atenciosa, e toda a experiência pode ser arruinada.

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E com a enorme concorrência que existe hoje em dia, são os detalhes que irão fazer a diferença para conquistar o seu cliente, torna-lo fiel à sua marca e até recomendar para os conhecidos. E a frente de caixa é uma peça fundamental para ajudá-lo nesse desafio!

Como tornar sua frente de caixa mais eficiente?
  • Escolha os equipamentos certos

Existem muitas opções de equipamentos para a sua frente de caixa, desde computadores de todos os tipos até acessórios como impressora fiscal, gaveta de dinheiro e leitor de código de barras. A escolha começa pelo visual, pois é a imagem que vai passar para seus clientes, mas passa principalmente se o equipamento atende suas necessidades e se o fornecedor possui assistência técnica e suporte caso tenha algum problema. Claro, o custo também é importante e pode variar bastante dependendo do fabricante.

  • Invista em bons softwares

    sistema de v

As grandes filas nos estabelecimentos muitas vezes são geradas porque o sistema é complicado e o atendente se atrapalha com o software. Assim, adquira sistemas de qualidade, que não apresentem problemas desse tipo e façam todo o procedimento com agilidade. Os softwares utilizados também precisam ser confiáveis, ou seja, devem controlar as informações com exatidão, registrando o número correto de itens comprados e os preços devidos.

Há diversos software de frente de caixa no varejo. Procure aquele que mais te agradar e preze sempre pela facilidade que aquilo gerará para sua vida e para seu negócio. Então escolha aquele software que é fácil de mexer, que você não terá muito trabalho para contratar todos os itens da frente de caixa e que principalmente cumpra com sua principal função: ajudar na gestão da sua loja e facilitar a sua vida.

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Tome cuidado com a ilegalidade! Há alguns softwares que favorecem a sonegação, o que é muito prejudicial para o dono e seu estabelecimento, já que há o perigo real de prisão e multa pesada por sonegação de dados ao fisco.

Preze por softwares que não dão nenhuma brecha para isso, ou seja, 100% fiscais. O governo já há algum tempo vem fazendo um “mutirão” para encontrar os estabelecimentos que realizam qualquer tipo de sonegação. Por isso, “não dê sopa para o azar”.

Além disso, um bom sistema de pagamento é fundamental. Primeiro porque agrada ao cliente – ninguém gosta de ter problemas com seu dinheiro ou cartão na hora de pagar. Segundo, porque é mais seguro para o seu negócio se você tiver um sistema com acesso a consultas financeiras, que permita o controle de cheques de inadimplentes e a consulta ao SPC e a Serasa.

  • Ofereça várias opções de pagamento

    opções de pagamento

Com o controle adequado para que você não tenha prejuízo, ofereça o máximo de opções de pagamento que puder. Assim, você ganhará vantagem na concorrência e atingirá um maior número de clientes. As formas básicas e essenciais de pagamento são: dinheiro, cheque e cartões de crédito e débito.

Você ainda pode oferecer descontos para pagamentos a vista e permitir pagamentos cruzados – parte do valor pago de uma maneira e o restante, de outra.

  • Treine seus funcionários

Não adianta você ter os equipamentos e sistemas certos, se os seus funcionários não estão treinados para tirar o melhor proveito deles, e principalmente cuidar do cliente da maneira correta.

Promova treinamentos com frequência, para repassar os processo que envolvem um atendimento de qualidade (em breve, colocaremos algumas dicas aqui no blog), quais problemas podem aparecer e como lidar com eles, a importância de capturar informação do cliente para o seu banco de dados, e claro, ter certeza que esse funcionário domina a parte operacional dos equipamentos e sistemas.

  • Deixe que a tecnologia facilite a sua vida

 

Concordamos que algumas tecnologias só vem para atrapalhar, mas ter uma frente de caixa que facilite a gestão do seu negócio é essencial para você que quer dar saltos maiores com seu negócio.

Alguns softwares são tão fáceis de mexer que praticamente já dão a informação “mastigada”, com gráficos e tabelas sobre suas vendas, que vão facilitar e muito uma decisão futura.

Invista na sua frente de caixa com essas dicas e veja como boas práticas nesse setor aumentarão suas vendas!

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