Está pensando em comprar um Food Truck? Conheça os desafios do negócio

Tempo de leitura: 6 minutos

Passado o período de boom dos Food Trucks, muitos empreendedores se perguntam se este é ainda um bom negócio.

A resposta para essa pergunta é muito parecida com a de qualquer outra área, é preciso conhecer os elementos que compõem os prós e os contras desse tipo de empreendimento.

É claro que o período de expansão atraiu muita gente e, nesse momento em que os Food Trucks estão presentes em peso nas grandes e médias cidades, várias pessoas tendem a se afastar por temerem a concorrência já existente.

Porém, independentemente desses fatores, é preciso analisar como é possível fazer a diferença individualmente nesse mercado e conseguir o devido destaque.

Para ajudar você a entender um pouco mais sobre os desafios de ter um Food Truck, listamos alguns elementos que devem ser levados em conta por quem planeja investir nesse modelo de negócio.

Mobilidade

Por mais que ter um ponto fixo seja importante para criar uma relação com o público (incluindo aqui uma determinada área da cidade), uma das grandes vantagens de ter um negócio de alimentação sobre rodas é o fator mobilidade.

Isso permite ir além dos limites de uma loja física, por exemplo, e usar a mesma estrutura para participar de eventos, se deslocar para outras cidades ou até mesmo desenvolver um modelo itinerante de trabalho.

As receitas obtidas nessa forma de atuação ajudam a custear as despesas fixas existentes para manter o negócio em funcionamento, permitindo gerar um montante maior no final do mês, o que significa mais lucros.

Além disso, estar em vários lugares ajuda a expandir o alcance da marca, o que é fundamental para atrair novos seguidores e até para criar um planejamento com o objetivo de ter mais do que uma unidade funcionando.

Negócio Flexível

Ter um negócio que você pode trabalhar nos mais diversos horários (em conformidade com a legislação específica de cada município), dia da semana e escolher a sua forma de atuação é o desejo de várias pessoas.

Essa flexibilidade permite coisas inimagináveis para muitos como tirar uma folga em um dia de semana ou determinar quantas horas vai trabalhar em um dia específico.

Essa é uma das vantagens que chamam a atenção de muitos empreendedores, especialmente daqueles que têm outros negócios para gerenciar ou até mesmo empregos fixos e usam o Food Truck para gerar uma renda adicional nas horas vagas.

Ao abranger diversos perfis, esse modelo de negócio é uma opção que tem sido levada em conta especialmente em comparação às necessidades que uma loja física exige.

Saturação do mercado

Muitos empreendimentos desse nicho surgiram rapidamente com a força da chegada desse negócio ao Brasil.

Passado um tempo, esse “efeito manada” ajudou a tornar o mercado saturado, o que fez com que vários food trucks fechassem as portas e também afastou alguns investidores.

Sendo assim, essa saturação pode ser considerada um grande desafio? Sim, pode, mas é um elemento que sozinho não tem força suficiente para gerar a desistência de investir nesse tipo de empreendimento.

Caso fatores assim fossem determinantes, ninguém mais investiria em mercados altamente concorridos como escolas de idiomas, vendas de veículos e lojas de roupas, por exemplo.

A questão aqui é encontrar uma forma de atuação que possa agregar algo ao mercado de forma a chamar a atenção do público e se colocar naturalmente à frente da concorrência.

Falta de Planejamento

Independentemente da área, ter um planejamento bem-feito é fundamental para conseguir alcançar os resultados almejados.

Isso ficou bem claro em relação aos Food Trucks que fizeram parte do começo da história desses empreendimentos no Brasil e estão cada vez obtendo mais lucros nesse mercado.

Já a falta de planejamento resultou no fechamento daqueles que acharam que simplesmente investir em um “negócio da moda” era o suficiente para se estabelecer com força dentro desse nicho.

A longevidade de todo negócio passa por um olhar interno para verificar a sua forma de atuação e um olhar externo para entender o que o mercado está solicitando. A partir disso, é possível se planejar e colocar em ação as ideias que levarão o empreendimento ao patamar desejado.

Vencer a concorrência

Aprofundando alguns conceitos já apresentados aqui, como ter um bom planejamento e expandir o alcance da marca, é possível criar um panorama maior sobre o que fazer para se destacar no mercado e vencer a concorrência.

Um dos grandes erros cometidos que prejudicam o bom andamento é deixar a paixão culinária ficar acima da necessidade do público.

Vamos exemplificar isso com o caso de um Food Truck que comercializa hambúrgueres. Dentre o público frequentador, nem todos comem carne, o que já torna necessário ter no cardápio algum hambúrguer vegano.

Muitos não gostam desse tipo de sanduíche, mas estão acompanhando alguém que gosta, o que faz com que outros tipos de pratos devam ser oferecidos.

Se você não fizer isso, certamente o seu concorrente fará. Então adequar a sua proposta aos diferentes interesses do público é fundamental para conseguir o destaque necessário.

Outro elemento importante é a inovação, já que o público é sempre sedento por novidades. Nesse caso, inovar não é só apresentar coisas novas, mas também apresentar receitas tradicionais de um jeito diferente.

Ações assim ajudam a trazer à tona o elemento mais importante para qualquer negócio: a qualidade.

Mas indo além dos itens relacionados ao cardápio, é preciso criar um sistema de atendimento qualificado, ainda mais que o contato com o público é muito próximo.

Qualquer falha nesse sentido pode colocar tudo a perder, pois o público é exigente em todos os quesitos e tem as suas razões para isso.

Essa união entre a qualidade do que é oferecido e o domínio das atividades administrativas pertinentes a esse tipo de atividade são importantes para que a equação final possa trazer como resultado o sucesso.

Analisando essas dicas, é possível ver detalhadamente as vantagens desse negócio e como vencer os desafios que se apresentam, facilitando assim o processo necessário de reflexão antes de fazer qualquer investimento.

E você? O que pensa sobre esse mercado? Gostaria de investir em um Food Truck? Conte para nós nos comentários, a sua opinião é muito valiosa!

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *