Dicas para sua promoção dar certo

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Todos nós sabemos que a promoção tem um papel importante quando se trata de tentar trazer um maior fluxo de cliente para a loja e para incrementar as vendas. No dia a dia, é uma excelente opção para ajudar a movimentar seu negócio.

Quando bem feitas, os bons resultados da promoção são garantidos. Porém, quando algo dá errado, os prejuízos para a operação são inevitáveis.

Como fazer para que a promoção que você fez em sua loja dê certo?

Tenha um sistema de gestão

O primeiro passo é ter um ótimo e eficaz sistema de gestão de informação, já que o sucesso depende e muito de uma boa gestão do negócio que, claro, está muito ligado ao conhecimento que se tem sobre a atividade. Isso pode até parecer simples, mas nem sempre o comerciante tem as informações adequadas e necessárias para planejar uma boa ação promocional.

A promoção e o esforço recompensado

 

A criatividade precisa estar em dia para fazer algo diferente e chamar a atenção dos potenciais clientes. Há um tempo ideal para começar a planejar uma promoção: 6 meses. Porém, 3 meses antes ainda é um período em que é possível se planejar e ainda realizar uma boa estratégia. Planejar é importante. Isso vai fazer você diminuir o risco de algo dar errado.

 

O esforço de se fazer uma promoção certeira pode ser bem recompensado: uma pesquisa feita pelo Instituto Popai Brasil apontou que o resultado de uma promoção bem feita pode chegar a aumentar as vendas em até 200%. Pequenos e médios empresários estão investindo sua verba de marketing mais em promoções e menos em propaganda. Professores de marketing explicam: a propaganda está ficando muito cara e comum.

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Enquanto a propaganda estimula o desejo de compra, a promoção estimula essa mesma vontade e ainda oferece um motivo a mais para que o cliente tire a carteira do bolso.

 

Receitinha

 

Apesar de não haver uma receita de bolo para criar uma boa estratégia, aqui vai algumas dicas para você alcançar bons resultados com a sua promoção:

1 – Descontos não é um bom tipo de promoção na maioria dos casos! Esse tipo de promoção cria maus clientes, pois a pessoa que busca esse tipo de promoção não é fiel à empresa, mas sim aos descontos. Lógico que não vamos falar para você nunca fazer uma promoção de desconto. Há casos em que essa estratégia pode ser essencial, como  no caso das metas de vendas estarem longe de serem atingidas e o estoque está cheio. Nesse caso o desconto pode fazer a diferença no fim do mês. Você deve estar se perguntando: mas quais produtos eu coloco em oferta? falaremos disso em um próximo post.

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2 – Apesar disso, troque o desconto por ações que gerem fidelidade ou recorrência. Ou seja, ao invés de dar um desconto de 15%, crie um cupom que a cada dez compras, o cliente ganhe um desconto, ou uma peça grátis.

3 – É batata. Sua promoção atrairá novos clientes, mas eles só serão fiéis se você realizar um bom atendimento.

4 – Fazer promoções pode ser em qualquer época do ano, mas uma dica: vale a pena aproveitar os grandes feriados. Nessas datas os consumidores normalmente estão mais propensos a gastar.

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5 – Já ouviu aquela frase “Quanto mais raro mais valor tem”? Então. Faça promoções criativas. Quanto mais diferente e criativa for sua promoção, mais curiosidade e desejo de comprar ela despertará em seus clientes.

6 – Lembre-se: o objetivo da promoção não deve ser apenas atrair novos clientes, mas também aumentar o tíquete médio (valor médio da compra). A promoção é uma forma de recompensar os clientes fiéis, para que esses continuem sempre ligados à empresa.

Ficou alguma dúvida? Pode nos escrever! Quer contar uma experiência de promoção que você fez? Escreva para a gente também!

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