Dicas matadoras para montar um quiosque em shopping

Tempo de leitura: 4 minutos

Não perca essas dicas para montar um quiosque em shopping!

Shopping centers têm se mostrado um mercado lucrativo. Segundo a BR Malls, o número desse tipo de empreendimento cresceu 62,6% entre 2000 e 2012. Portanto, não é surpresa que o quiosque em shopping se tornou uma vedete aos olhos de muitos empreendedores brasileiros. Seja através de franquias ou montando um negócio próprio, o importante é estudar para obter sucesso na empreitada. Para tanto, separamos algumas dicas fundamentais para quem deseja se aventurar nessa área.

Localização, localização, localização

Existe um “case” famoso que ilustra bem a importância da localização para o sucesso: um executivo do McDonalds certa vez deu uma palestra e, ao final da mesma, todos se reuniram para bater-papo e trocar ideias. O executivo perguntou ao grupo quem saberia dizer qual o seu ramo de negócios. Todos riram e responderam o óbvio: fast food. Aí foi a vez dele rir e responder que estavam errados. O negócio do McDonalds era o ramo imobiliário.

Após o susto inicial, o grupo botou a cabeça para funcionar: a rede possui imóveis estratégicos pelo mundo afora, nos cruzamentos e locais mais caros. E procuram investir muito bem em cada nova unidade.

Nos shoppings não é diferente. Cada unidade, andar e corredor tem públicos distintos. Às vezes, quem vai ao cinema, nem chega perto da praça de alimentação. E quem vai nos grandes magazines não costuma consumir charutos e cervejas especiais. Cada um com o seu cada um. Veja a quem se destina o seu negócio para poder escolher bem o lugar.

quiosque em shopping
Busque por um local adequado ao seu negócio!

Atenção às normas

Na hora de fazer o projeto do seu espaço, não esqueça de levar em consideração as normas exigidas pelo estabelecimento (entre dimensões, altura dos balcões de atendimento, regras para os portadores de necessidades especiais…), evitando dores de cabeça e gastos para refazer o projeto. Cada shopping tem sua regra. Portanto conheça elas antes de fechar qualquer negócio.

O melhor é ter por perto arquitetos, engenheiros e designers com experiência no assunto. Cuidado na escolha de profissionais que não conhecem este nicho! Um projeto arrojado e inovador pode parecer maravilhoso no papel, mas não irá se adaptar ao entorno.

Leia também: Como abrir minha empresa e estar 100% dentro da lei

Atenção ao seu plano de negócios

O melhor amigo do empreendedor é o Plano de Negócios. Nele estão descritos o produto/serviço a ser vendido, o público, visão, missão, valores, análise de mercado, planejamento estratégico e planos de marketing e financeiro.

Seja cuidadoso e criterioso ao elaborar o seu. Caso não tenha experiência, recorra às entidades que ajudam o micro e pequeno empresário, como o Sebrae, para obter o passo-a-passo de como produzir o seu.

Ele é quem vai guiar você e sua equipe durante todas as etapas do projeto, ajudando-o na hora de reavaliar processos para sempre garantir o crescimento e o sucesso.

Gastos x investimento

Não esqueça que, mesmo que seu espaço seja pequeno, ele deve oferecer aos clientes uma boa experiência. Portanto, procure investir em equipamentos e sistemas para gerenciamento de loja, soluções que permitam agilidade na sua loja e te deixe tranquilo para trabalhar. Veja como escolher o melhor software de frente de caixa para sua loja.

Montagem

Um projeto só pode ser considerado um sucesso depois que todas as etapas são cumpridas. No caso do quiosque em shopping, é fundamental o acompanhamento da montagem, se está de acordo com o projeto e as aprovações. Geralmente, é nessa hora que o triângulo escopo x tempo x custo precisam de atenção especial para evitar atrasos e custos desnecessários. Lembre-se que o jogo de cintura deve existir, mas há um limite para a flexibilidade.

quiosque da chilli beans
Quiosque da Chilli Beans: Preocupação com a comunicação da marca e padronização em todas as unidades

Preste bastante atenção nos materiais utilizados, na instalação de maquinário, mobiliário e nas redes elétrica e hidráulica (quando necessário). Verifique as soluções para esconder os fios (que permitam manutenção fácil e não comprometam a durabilidade), os pontos de energia e todos os detalhes que vão fazer a diferença. Caso tenha esquecido de algo, verifique a possibilidade de incorporar o gasto e avalie o impacto para o negócio. Lembre-se de que num quiosque, muitas vezes, as gambiarras costumam ficar muito mais visíveis. Qualidade e segurança devem ser seus paceiros.

Saiba mais: 7 estratégias de marketing que todo empreendedor de sucesso sabe

Agora você já sabe algumas dicas para ter um quiosque em shopping. Como estão seus planos de montagem? Seu quiosque já possui um Plano de Negócios bem definido? Seu sistema de gerenciamento de loja já está escolhido? Compartilhe nos comentários abaixo como estão os andamentos e o que você ainda está em dúvidas.

Empreendedor! Deixe aqui seu email

Receba mais conteúdo sobre o tema empreendedorismo e fique sempre atualizado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *