Dicas para aumentar as vendas no seu food truck

Tempo de leitura: 7 minutos

Superado o tempo da novidade e do modismo, o food truck já se consolidou no Brasil como um modelo de negócio importante, que favorece empreendedores, gera oportunidades de emprego e renda e movimenta vários setores da economia. Contudo, como qualquer segmento, esse mercado também enfrenta a concorrência que, neste caso, é exercida por outros estabelecimentos similares e também por restaurante tradicionais.

Por isso, o empresário do setor precisa adotar algumas estratégias que permitam superar os concorrentes e aumentar as vendas. Confira essas dicas que preparamos para você alavancar o seu food truck!

Adote um layout criativo para aumentar as vendas

O food truck é um tipo de negócio que surgiu da união da necessidade dos empreendedores e da criatividade na forma de ofertar alimentação ao público. Essa história começou ainda no século 17, quando tortas e sanduíches eram vendidos em carroças que circulavam pelas ruas norte-americanas.

O conceito foi se sofisticando, até que, depois da Segunda Guerra, assumiu um formato muito próximo do que existe até hoje. Ou seja, o conceito é bem antigo e, por isso mesmo, exige criatividade.

Ora, é verdade que a ideia chegou por aqui há muito menos tempo, por volta de 2012, quando começou a virar moda nas ruas de São Paulo. Porém, isso não significa que ela ganhou criatividade no Brasil. Pelo contrário, muitos dos veículos que foram colocados nas ruas brasileiras se limitaram a repetir formatos já consagrados nos Estados Unidos.

No princípio, até que essa estratégia deu certo. Porém agora, com a concorrência cada vez mais forte, o empreendedor do food truck deve se preocupar muito mais com o layout do próprio negócio.

Portanto, procure inovar no envelopamento do veículo, utilizando imagens que despertem o interesse das pessoas. Deixe bastante à vista o nome da sua empresa e destaque os endereços das redes sociais e do site, para que as pessoas possam visitá-los. Tenha em mente que o envelopamento não existe apenas a fim de cobrir o veículo. Ele é a própria identidade do seu negócio.

Invista em um belo uniforme

O uniforme também deve ter a cara do seu negócio. Por isso, adote cores que remetam ao tipo de comida que você vende e ao estilo de atendimento que você presta. O branco é até possível, mas não precisa ser predominante. Os bordados dão um toque de sofisticação interessante e valorizam bastante as roupas.

Porém, não se preocupe apenas com a estética e tenha atenção às questões práticas. Nesse sentido, jamais se esqueça de que o seu estabelecimento manipula alimentos e que existem regras que estabelecem a obrigatoriedade de uso de luvas e de toucas. Esse é um cuidado indispensável para manter a qualidade dos seus produtos e os clientes percebem e valorizam quando ele é adotado.

Ah! Não se esqueça de identificar todos os funcionários com crachás personalizados. Isso também faz a diferença na hora de conquistar os clientes.

Divulgue a sua programação

Por natureza, o food truck é um estabelecimento ambulante que, necessariamente, não precisa repetir os mesmos pontos todos os dias. Aliás, é até interessante que ele circule, pois isso favorece a visibilidade e a divulgação.

Contudo, isso não significa que você não possa cativar uma clientela fiel. Afinal, quem gosta do que você serve pode querer ir atrás dos seus produtos em outros locais e isso só será possível se a pessoa souber por onde você anda.

Portanto, mantenha no seu site e nas suas redes sociais sua programação, especificando as datas, os horários e os locais onde o seu truck estará.

Valorize o atendimento

De fato, o que você serve deve ter um diferencial em relação à sua concorrência. Afinal, enquanto a sua identidade visual destaca você da multidão, o sabor diferenciado do que você serve deixará marcas na memória dos seus clientes.

Porém, ter uma cozinha gourmet não é suficiente. Também é preciso que você dê um atendimento à altura do que a sua clientela deseja e isso pode ser feito de maneira muito simples.

Por exemplo, na hora do pedido você pode anotar o nome e o celular da pessoa e enviar uma mensagem de texto avisando quando a refeição estiver pronta. Em seguida, você pode enviar outra mensagem, contendo uma rápida pesquisa de satisfação.

Também vale lembrar que não é interessante ficar plantado dentro do truck. Circule entre as pessoas, atenda-as diretamente, com gentileza e agilidade. Sempre que possível, procure conversar com os consumidores, mas não seja invasivo ou inconveniente.

E não se esqueça da regra de ouro: agradeça sempre a confiança e a visita e convide-os a voltarem.

Bombe nas redes sociais

A presença nas redes sociais se tornou uma obrigação para qualquer negócio e é ainda mais relevante para quem trabalha com food truck. Afinal, estamos falando de um modelo de empreendimento que tem tudo a ver com a linguagem das redes sociais, por sua agilidade.

Invista nesses canais, mas faça isso com profissionalismo. Não se limite a criar uma página no Facebook e enchê-la com fotos dos seus pratos. Busque informações sobre marketing digital e trabalhe para que a sua presença nas redes também seja notada e comentada.

Certamente, quem é visto é lembrado, e quem é lembrado costuma ver as vendas aumentarem.

Fidelize os clientes

Em geral, as pessoas gostam de repetir hábitos, sobretudo quando esses hábitos as levam a lugares agradáveis onde elas são bem tratadas e podem comer bem. Porém, em um mundo de múltiplas possibilidades, nem sempre toda essa excelência na ambientação, nos produtos e nos serviços é suficiente para cativar os clientes de uma vez por todas.

Portanto, faça todo o possível com o intuito de que a sua clientela se torne fiel ao seu food truck. Para tanto, utilize mensagens de texto para avisá-los sobre novidades e programações, crie um cartão de fidelidade e exalte os diferenciais do seu estabelecimento.

Nesse sentido, também é sempre importante ficar atento aos pontos negativos do seu negócio. Lembre-se de que os seus clientes podem até ajudar a identificar esses pontos, porém só você poderá solucioná-los.

Treine sua equipe

Todo o pessoal que trabalha com você precisa estar imbuído do mesmo espírito que o seu. Claro, cada pessoa tem uma identidade própria e é até interessante que as diferenças sejam mostradas. Contudo, só permita que façam parte da equipe pessoas cujas diferenças contribuam para aumentar as vendas, e nunca permita o contrário.

No treinamento, deixe claro que as regras necessárias à manutenção do alto nível do atendimento e dos produtos jamais podem esquecidas.

Inove sempre

Esteja sempre aberto às novidades e busque inovar naqueles pontos que podem contribuir para aumentar as vendas do seu negócio.

Tenha em mente que o que é novo hoje pode se tornar comum amanhã. Por isso, mantenha o ânimo e a disposição para reinventar todos os dias o seu negócio e, assim, obter o sucesso que você tanto deseja e merece.

Agora que você já sabe o que fazer para aumentar as vendas do seu food truck, leia o nosso próximo artigo e conheça nossas seis dicas imbatíveis para a redução dos custos na pequena empresa.

1 comentário


  1. Esse artigo só mostra o que todos fazem,mas como mesmo diz no artigo que espaços físicos(restaurantes) fazem “guerra” contra os food trucks e os órgãos públicos não dão á ajuda que poderia alavancar melhor um setor que hoje sofre com diversas dificuldades (clima,locais apropriados,situação financeira do país),fazemos de todos os dias uma luta para continuarmos a construção de um sonho.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *