Controle de vendas: contabilize as saídas e melhore a gestão do Food Truck

Tempo de leitura: 6 minutos

Se você não faz o controle de vendas do seu Food Truck, o negócio se torna menos competitivo e perde em segmentação. Isso pode acabar trazendo resultados negativos a cada mês.

E o motivo é simples: quando as saídas não são contabilizadas, você não sabe quanto é vendido ou quem são os compradores — e essa falta de gerenciamento pode acabar resultando na falência do seu empreendimento.

Mas fique tranquilo! Neste artigo, mostraremos os principais pontos a serem observados no controle de vendas. Além disso, falaremos sobre a necessidade de ter agilidade nesse processo e como a tecnologia pode ajudar.

Quer ganhar mais qualidade na gestão do seu Food Truck? Então, continue a leitura!

Por que o controle de vendas é necessário?

Para um Food Truck, as vendas são o front do negócio. São elas que geram caixa e beneficiam a saúde financeira da empresa. Dessa forma, o domínio do processo é um dos principais pontos para o qual o gestor deve se voltar.

O controle de vendas é uma técnica que permite avaliar as melhorias necessárias no empreendimento de forma mais eficiente e abrangente. Para tornar mais claro, ela pode ser utilizada para se ter uma percepção mais ampla das operações ligadas aos seguintes itens:

  • vendas efetivadas;
  • vendas perdidas;
  • compras;
  • estoque;
  • exposição;
  • negociação;
  • precificação;
  • forma de entrega (se o seu Food Truck tiver algum tipo de serviço de delivery).

De fato, o uso dessa ferramenta permite maior assertividade para que a empresa chegue a um fluxo de caixa saudável, defina o perfil dos clientes e ofereça produtos mais relevantes para eles. Isso porque ela ajuda o gestor a compreender o quanto e para quem as mercadorias são vendidas.

Por que um mapa de vendas é importante para o seu Food Truck?

O mapa de vendas permite que você identifique, em um determinado período de tempo, as saídas da empresa (vendas), quem são os compradores e quanto dinheiro entrou em caixa. Além de basear-se em desempenhos do passado, ele permite prever receitas futuras e, consequentemente, programar as compras da companhia.

Para o caso específico dos Food Trucks, o mapeamento possibilita que o gestor identifique os dias da semana de menor movimento, para deixá-los como folgas semanais. Além disso, você conseguirá definir, com clareza, o melhor horário de funcionamento, com base nos períodos do dia em que as vendas mais ocorrem.

Outro ponto importante é que essa é uma ótima ferramenta para apontar a sazonalidade e evitar que você encha o estoque de produtos perecíveis em uma época do ano em que as vendas são baixas — de acordo com os dados dos anos anteriores.

Planejamento financeiro

tramites financeiros

Quando você controla todas as etapas do seu negócio, fica mais fácil identificar eventuais desperdícios e verbas destinadas a áreas que não trazem um bom retorno.

Além disso, é possível se programar para a aquisição de matérias-primas e outros insumos essenciais ao funcionamento do seu Food Truck. Assim, não restam dúvidas de que um dos principais reflexos de um bom controle de vendas é a otimização do planejamento financeiro.

Como oferecer um melhor atendimento aos clientes?

food trucks

 

O bom atendimento em um Food Truck não se resume à cordialidade dos atendentes, à decoração atrativa ou à inovação que esse tipo de negócio traz. Além disso, é importante que a equipe tenha algum conhecimento sobre os clientes.

 

E, para tanto, é fundamental a criação de um banco de dados que permita armazenar informações úteis. Esses dados poderão ser utilizados para:

  • entender quem é o seu público-alvo;
  • medir a satisfação dos consumidores;
  • montar um clube de clientes fidelizados ou promoções direcionadas;
  • criar uma comunicação impactante e condizente com as preferências dos clientes;
  • gerar um melhor relacionamento no pós-venda.

Tenha em mente que cada consumidor é diferente e, por isso, é difícil classificá-los individualmente. No entanto, o controle de vendas pode ajudar a mapear e a segmentar o público — de acordo com os seus hábitos de compra —, para criar ações personalizadas.

Agilidade

Para que o seu Food Truck feche mais vendas, é importante que todos os processos relacionados estejam integrados e em total sintonia. Afinal, a gestão do fluxo de caixa, por exemplo, é otimizada quando há um controle dos gastos com o estoque, não é mesmo?

Nesse sentido, o atendimento também pode ganhar agilidade e se beneficiar dos controles mais efetivos. Em uma empresa organizada, as informações sobre todos os setores são reunidas em relatórios fáceis de serem consultados e entendidos, permitindo que você compreenda e resolva pontos críticos ou gargalos que comprometem as vendas.

Leia também: Cupom fiscal vs Nota fiscal – Qual é a diferença?

Percebe como o controle de vendas gera agilidade e eficiência em todas as etapas da companhia? Pois saiba que isso refletirá positivamente no resultado que chega até os consumidores — que, a partir daí, se tornam fiéis ao seu Food Truck!

Por que um software de vendas é a melhor solução para o seu negócio?

frente de caixa

Sem dúvidas, o armazenamento e a análise dos dados são fundamentais para gerar melhores resultados e mais agilidade no atendimento ao cliente. No entanto, o acompanhamento dessas informações por planilhas manuais pode acabar trazendo mais trabalho para o gestor e atrasos no serviço.

Para facilitar o processo, há softwares de controle de vendas e estoque que unem todas as necessidades em um só lugar e, ainda, facilitam a gestão do negócio. Uma vantagem dessas ferramentas é que elas geram relatórios de fácil interpretação e permitem análises estruturadas, que auxiliam na tomada de decisões. Essa é a forma mais eficaz de conhecer o desempenho da sua empresa e encontrar pontos que possam ser melhorados.

Como vimos ao longo deste artigo, uma maior organização na gestão do Food Truck permite que você se dedique aos rumos estratégicos do negócio e tenha informações mais precisas dos processos. E tudo isso pode ser otimizado com um bom software de controle de vendas e estoque para microempreendedores!

Gostou do artigo de hoje? Entendeu como o controle de vendas pode melhorar a gestão do seu Food Truck? Então, deixe um comentário contando o que você faz para contabilizar as saídas do seu negócio atualmente!

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