Controle de estoque: como a ferramenta certa economiza tempo e dinheiro?

Tempo de leitura: 6 minutos

controle de estoque é uma tarefa fundamental para o empreendimento. Ele envolve a contagem de materiais, o acompanhamento das entradas e saídas, a documentação do que é utilizado e produzido e a realização de avaliações estratégicas. Ou seja, é o conjunto de ações de gestão incluindo o planejamento e a administração do fluxo de produtos, matérias-primas, equipamentos e instrumentos de trabalho na organização.

Apesar de ser um processo complexo, as coisas podem ficar mais fáceis com o uso das ferramentas apropriadas. Nesse caso, a aplicação de tecnologia se mostra como uma alternativa muito viável e positiva para as empresas. Quer saber como os recursos certos podem trazer economia de tempo e dinheiro ao seu negócio? Confira o nosso post e entenda!

Qual a importância de um bom controle de estoque?

Fazer um controle de estoque efetivo é fundamental para garantir o bom desempenho da empresa no mercado. Para isso, é preciso ter uma gestão bastante funcional da entrada e saída de materiais. Sem esse gerenciamento, poderá faltar material para abastecer a produção ou a própria venda e, com isso, a corporação perderá clientes e ficará com a capacidade produtiva defasada.

Além disso, essa gestão é importante para fazer um bom uso do dinheiro. Afinal, comprar qualquer material para a companhia com urgência sempre sai mais caro e gera muito desgaste.

A boa administração do estoque permite a realização de um planejamento efetivo para manter as atividades do negócio e para atender aos clientes, assim a corporação assegura seu bom posicionamento no ramo em que trabalha. Por isso, é importante contar com as ferramentas apropriadas para que os processos ligados à estocagem sejam realizados de forma otimizada e com qualidade.

Como o uso das ferramentas certas de gestão do estoque economiza tempo e dinheiro?

O uso dos recursos apropriados no controle de estoque traz a possibilidade de realizar as atividades com muito mais economia de tempo e dinheiro. Entenda melhor a seguir!

Otimização da gestão de estoque

Com as ferramentas certas, é possível ter um controle de estoque efetivo e reduzir gastos desnecessários. Isso porque os recursos informatizados podem ajudar você a fazer uma gestão adequada, evitando a falta e o excesso de produtos e matérias-primas. Vai ser possível observar o consumo médio de mercadorias e, com isso, fazer uma boa estimativa sobre as quantidades a serem produzidas e adquiridas.

As soluções tecnológicas otimizam a análise das informações de forma que seja possível observar padrões de entrada e saída de materiais com facilidade. Assim, a gestão da estocagem acaba sendo mais efetiva.

Redução do índice de erros

Com o uso das ferramentas certas na gestão de estoque, é possível minimizar o número de falhas. Os sistemas informatizados permitem que os procedimentos sejam integrados e que erros sejam facilmente notificados. Além disso, eles também apontam quando há dados faltando ou qualquer tipo de incoerência.

Como as informações são integradas, os profissionais não precisam repetir os procedimentos operacionais. Isso evita que erros aconteçam, como o esquecimento de números e a digitação de um código incorreto.

Problemas como esses podem gerar muitas dificuldades, pois podem impedir o cliente de realizar operações e assim ele não pode usufruir dos serviços. Entretanto, o risco de acontecer esse tipo de transtorno é minimizado quando os programas informatizados estão disponíveis para a corporação fazer a gestão do estoque.

Facilitação do operacional para que a equipe foque no estratégico

As soluções informatizadas facilitam o cumprimento das atividades operacionais, como a realização de registros, a montagem dos inventários e a contagem de mercadorias e matérias-primas. Como essas tarefas são realizadas com rapidez e agilidade, a equipe tem tempo disponível para direcionar o foco para ações estratégicas.

Dessa forma, dá para economizar tempo com ações repetitivas e para empreender esforços nos planejamentos e desenvolvimento de alternativas para melhorar os lucros e reduzir custos. As máquinas simplificam a dimensão operacional e liberam o time para o trabalho com a estratégia.

Melhor aproveitamento do tempo

Um dos fatores que mais gera prejuízos nas empresas é a necessidade de refazer os trabalhos. Afinal, pagar profissionais duas vezes pela realização da mesma tarefa não é nada vantajoso. Quando falhas acontecem, é necessário fazer correções ou até mesmo ter que recomeçar o trabalho. Esses procedimentos acabam saindo caros no orçamento, pois a equipe poderia estar se dedicando à continuidade dos serviços.

Com as ferramentas certas, os profissionais não precisam usar o tempo para preencher planilhas, anotar dados à mão ou fazer processos repetitivos e manuais. Os recursos tecnológicos permitem que as ações sejam automatizadas. O trabalho burocrático fica muito mais simples de ser feito, exigindo menos esforços e sendo realizado com a máxima qualidade.

Facilitação da contabilidade e da fiscalização

Nós já sabemos o quanto a contabilidade é trabalhosa e o quanto a fiscalização é rigorosa, não é mesmo? Mas com a automação, esses dois processos fundamentais podem ficar mais fáceis.

Com as soluções tecnológicas, a sistematização dos gastos, custos, despesas e ganhos da empresa é realizada de forma integrada e ágil, sem a necessidade de grandes esforços. Você edita as informações em plataformas inteligentes e tem todo o apoio do programa de computador para calcular variáveis e indicadores financeiros.

O mesmo ocorre com a fiscalização. Os recursos informatizados permitem que os as informações sejam facilmente adequadas às normas do fisco, pois os dados estão registrados de forma organizada, sistematizada e coerente com a legislação. Assim, o processo de prestação de contas é otimizado.

São várias vantagens para a organização em todas as atividades ligadas à gestão de estoque. A contabilidade e a fiscalização também se tornam mais fáceis, assim como a realização de ações estratégicas.

Fazer o controle de estoque é mesmo um desafio. Porém, isso pode ficar mais fácil com a ajuda de recursos informatizados. Com as ferramentas certas, é possível fazer uma gestão adequada, coerente e estratégica. Isso porque as tecnologias podem ser utilizadas para fazer as tarefas operacionais e burocráticas. Assim, você evita gastos desnecessários e melhora o uso do tempo no empreendimento.

E então? Gostou de saber como o uso das soluções informatizadas ajuda a economizar tempo e dinheiro? Então entre em contato com a nossa empresa pelo telefone (11)3181-8431 ou pelo chat em nossa página para conhecer e saber mais sobre os nossos serviços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *