Como conseguir um empréstimo e planejar sua quitação

Tempo de leitura: 3 minutos

Se você é dono de um negócio ou administrador, acompanhe nossas dicas e aprenda como é possível realizar a quitação de um empréstimo sem interferir na produtividade da empresa, garantindo que o seu negócio cresça sem riscos!

Para se manter no mundo competitivo dos negócios, é imprescindível investir constantemente em novas tecnologias e acompanhar as mudanças do mercado. Mesmo sabendo que para ter um investimento tranquilo seja reservar mensalmente uma porcentagem de lucros para essa finalidade, muitas empresas passam por momentos onde realizar um investimento é inadiável, apesar da insuficiência de recursos. Nesse caso, uma saída é recorrer ao empréstimo.

Antes de adquirir um empréstimo, faça cálculos

Precisar de um empréstimo bancário não é o fim do mundo nem um sinal de declínio do seu negocio, mas sim de que existem oportunidades para o seu crescimento, as quais você pode aproveitar através do financiamento. Porém, antes de contrair essa dívida, é recomendável colocar na ponta do lápis os juros embutidos nas parcelas e descontos para amortização.

Se possível, procure fazer empréstimos a curto prazo, assim, o valor de juros pago é menor: quanto mais parcelas, mais caro fica seu empréstimo. Vale ressaltar, entretanto, que não adianta contrair um empréstimo com um número reduzido de parcelas se você sabe que não conseguirá quitá-las: planejar é essencial.

Leia também: Saiba qual regime tributário é o melhor para sua empresa

Crie um fundo de reserva

Uma forma eficaz de quitar seu empréstimo é criando um fundo de reserva. Estude a possibilidade de separar uma porcentagem da sua retirada mensal e invista esse dinheiro na quitação final do empréstimo.

Se sua empresa vende produtos, verifique seu estoque e faça promoções com as peças encalhadas para gerar uma renda extra. Para as empresas prestadoras de serviço, as promoções também funcionam bem.  Nesse caso, uma boa ideia é oferecer um programa de fidelidade para o cliente, com benefícios pela indicação da empresa a outras pessoas: assim, além de usar com mais frequência seus serviços, ele ainda pode te trazer novos clientes. A dica é procurar soluções simples para garantir o dinheiro no fundo de reserva.

Quite o financiamento antes do prazo

Isso é uma forma de se livrar dos juros embutidos nas parcelas, pagando um valor menor e mais próximo ao solicitado na hora do empréstimo.

Fique atento: embora os bancos e financiadoras aleguem a existência de uma perda considerável na antecipação, é direito do cliente fazer esse pagamento. Para isso foi implantada a resolução BACEN 3.516/07, que garante um desconto na quitação baseado na taxa média Selic, um referencial de juros definido pelo Banco Central em reuniões periódicas.

Para encontrar o valor do desconto, siga os passos abaixo:

  1. Procure saber qual é a porcentagem da taxa Selic para o mês de quitação e da contratação.

  2. Some as duas taxas.

  3. Subtraia o resultado da taxa definida pelo banco na contratação do empréstimo.

  4. O resultado será a taxa de desconto!

Em casos de dúvidas, o cálculo poderá ser feito através da internet, em sites que disponibilizam esse serviço. Assim, é possível visualizar o detalhamento das parcelas.

E você, pronto para investir de forma segura, sabendo como quitar a dívida mais tarde? Ficou com alguma dúvida? Compartilhe conosco nos comentários e não se esqueça de contar que investimentos você fez com o empréstimo!

Leia também: 7 estratégias de marketing que todo empreendedor deve saber

Empreendedor! Deixe aqui seu email

Receba mais conteúdo sobre o tema empreendedorismo e fique sempre atualizado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *