7 estratégias de marketing que um empreendedor de sucesso deveria investir

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O marketing vem se tornando uma das principais armas para qualquer tipo de negócio e isso já é um fato presente na atualidade. O motivo desse acontecimento é a questão de que criou-se a consciência de que essa área é fundamental para trazer novos clientes e também mantê-los ao longo do tempo.

Por isso, a cada dia que passa o marketing está cada vez mais atuante na jornada de compra do consumidor e assumindo um papel extremamente estratégico nas ações que são relacionadas a adquirir e fidelizar clientes, sendo responsável por excelentes resultados de curto a longo prazo em nível de negócio.

Seguindo esse raciocínio, podemos dizer que uma empresa não vive sem uma área de marketing! Por isso, os empreendedores precisam saber sobre as boas práticas que envolvem esse assunto, para que possam dominar algumas técnicas a fim de levar o negócio a bater suas metas e alcançar o tão desejado sucesso!

Então, para ajudar a entender melhor sobre esse tema e as possibilidades que ele traz consigo, separamos 7 estratégias de marketing que um empreendedor deve conhecer e investir. Confira:

1. Os 4 Ps do Marketing

Os 4 Ps do marketing é a base de tudo que envolve essa área. Esse conceito também pode ser chamado de mix de marketing e ele apresenta variáveis que impactam nas decisões empresariais.

Essas variáveis são:

  • Produto;
  • Preço;
  • Praça;
  • Promoção.

Na prática, é preciso que esses 4 elementos estejam muito bem definidos e alinhados para que a empresa consiga traçar suas estratégias a fim de alcançar os resultados que estão relacionados aos objetivos que foram traçados.

Isso mostra que o marketing vai muito além da divulgação, mas sim da inter-relação entre esses elementos, que jamais devem andar separadamente, além de serem dependentes um do outro.

Para entender mais assunto sobre os 4Ps do Marketing, sugerimos a seguinte leitura!

2. Marketing Digital

Adotar o marketing digital, também é uma estratégia que não pode faltar em qualquer negócio que pense no presente e no futuro.

O fato é que hoje, o comportamento do consumidor mudou, se antes ele precisava ser abordado por um vendedor em sua porta para entender que possuía um problema e precisava buscar uma solução, atualmente ele consegue fazer isso por si só através da internet.

Sim, o marketing digital está associado com a questão da ascensão da internet, que deixou o acesso à informação muito mais fácil e ágil para qualquer pessoa. Essa foi uma grande mudança que atingiu em cheio o mundo dos negócios. Sendo que as empresas estão em processo de adaptação até hoje.

Portanto, uma das maneiras de acompanhar esse movimento é por meio de ações relacionadas ao marketing digital. Pois bem, se fossemos falar sobre tudo que envolve essa estratégia, ficaríamos horas e horas para concluir o assunto, ou talvez não chegaríamos a concluí-lo. Então, vamos resumir os pontos-chave para você.

Essa estratégia envolve várias ações focadas em atrair, converter e se relacionar com leads (ou contatos) para que esses possam tornar-se clientes do seu negócio no futuro.

Sendo assim, na parte de atração é possível trabalhar em atividades que proporcionem ter uma presença forte nas redes sociais, nas pesquisas do Google, além da construção e alimentação de um blog, que será a principal ferramenta para mostrar que a empresa é autoridade no assunto, dentre muitas outras possibilidades.

Já na frente de conversão, é preciso focar em oferecer conteúdos que sejam interessantes para o seu público-alvo, para que ele possa deixar suas informações de contato e mais algumas informações adicionais para que você possa se relacionar com ele no futuro.

Quando entramos no relacionamento, é possível mapear os passos que todos os lead realizaram ao interagir com a sua empresa e desenvolver ações personalizadas, tal como campanhas do email marketing, para ter uma comunicação mais efetiva e, quando for o momento certo, passar o bastão para a equipe de vendas.

Caso queira estudar sobre o marketing digital de forma mais aprofundada, sugerimos começar por esse conteúdo aqui.

3. Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo também é uma das principais estratégias de marketing da atualidade e anda lado a lado com o marketing digital, ou seja, o ideal é combinar as duas estratégias para ter mais efetividade em suas ações.

Conforme falamos no tópico acima, o consumidor já se tornou independente para buscar a resposta para muitos de seus problemas na internet. Sendo assim, é preciso que alguém mostre essas respostas e os caminhos que ele pode e precisa seguir.

O marketing de conteúdo é a melhor maneira de fazer isso. Os seus princípios definem que é preciso definir uma ou mais personas para o negócio e produzir conteúdos, que podem ser desde posts no blog, apresentações, ferramentas gratuitas, ebooks, dentre outras, que ajudem a avançar as etapas de sua jornada de compra.

Na prática, a produção de conteúdo deve focar desde o momento em que o seu futuro cliente está entendendo que possui um problema a ser resolvido até quando estiver tomando a sua decisão de adquirir uma certa solução.

Dessa forma, é possível utilizar a produção de conteúdo para atuar fortemente nos pilares do marketing digital, principalmente nos que se referem a atração e conversão de leads.

Separamos aqui um post completo para você se aprofundar mais no assunto de Marketing de Conteúdo.

4. Desenvolvimento de marca

Uma das coisas mais importantes para qualquer negócio é que sua marca seja conhecida no seu mercado de atuação.

Por isso, uma das estratégias de marketing que atuam nesse sentido é o desenvolvimento da marca e também da identidade visual do negócio.

Então, os colaboradores, clientes e, principalmente, o empreendedor precisa ter clareza sobre qual é a imagem que a empresa quer passar. Pois são eles que vão divulgá-la e é preciso fazer isso de forma correta, mostrando todo o seu alinhamento com os seus objetivos e suas estratégias.

Por isso, é preciso buscar maneiras de desenvolver uma posição clara no mercado e também construir uma identidade visual que seja padronizada, abrangendo toda a divulgação da empresa, seja ela online ou offline.

Para saber mais sobre esse tema, sugerimos a seguinte leitura.

5. Email marketing

A estratégia de email marketing é um dos elementos do marketing digital, mas ela é tão importante que merece um destaque somente para si.

Pois bem, já falamos nos tópicos anteriores sobre a internet e como ela vem atuando na vida do consumidor. Dentro desse universo, sem dúvida alguma, o principal canal de relacionamento entre pessoas e as empresas é o email.

Até porque, ele foi uma das principais ferramentas que surgiu e mudou a vida de todos na questão de fornecer agilidade para se comunicarem, seja em assuntos pessoais ou profissionais.

Sendo assim, essa ferramenta é uma das principais armas da web e é possível desenvolver várias estratégias de relacionamento através do email, uma delas é através de um calendário de email marketing, que vamos descrever agora.

Não é difícil elaborar algo desse tipo, basta selecionar um público específico da sua base de contatos, entender quais assuntos são pertinentes a ele e montar um calendário de envio de emails com o conteúdo, o tema abordado, a data e hora de envio, dentre outras questões.

Dessa forma, será possível manter um relacionamento muito mais duradouro com esses contatos, que poderão tornar-se clientes de forma mais fácil, pois já conhecem o seu negócio e sabem que você pode ajudá-lo.

Quer saber mais sobre o email marketing? Então, leia esse post completo.

Leia também: Saiba como escolher o ponto comercial ideal para a sua empresa

6. Marketing de relacionamento

Utilizar o marketing para fortalecer o relacionamento com os clientes também é uma boa prática. Aliás, há quem diga que um dos maiores segredos dessa área é saber ouvir o cliente para conseguir manter um relacionamento saudável com ele.

Portanto, um dos principais pontos que o empreendedor precisa focar é na questão de desenvolver estratégias para avaliar a satisfação dos consumidores em relação ao seu negócio. Isso pode ser feito por meio de uma pesquisa rápida até pedir para que o cliente avalie cada atendimento da empresa.

Cabe à empresa entender qual a melhor maneira para conseguir coletar esse resultado. Assim, será possível manter contato constante com os clientes e fidelizá-los cada vez mais por meio de ações de marketing.

7. Marketing de pós-venda

Outro ponto que o empreendedor precisa ter em mente é que o marketing não se resume somente a atrair consumidores e fazer vendas. O marketing precisa continuar também nas ações de pós-venda.

Mas como fazer isso? É simples, basta oferecer um bom atendimento. Até porque a impressão que um cliente leva de qualquer negócio é tão importante quanto o produto que ele adquiriu.

E não pense que é preciso pensar em estratégias de marketing muito elaboradas para isso, basta fazer o básico que é responder às solicitações de contato, bem como as reclamações, no tempo correto, além de sempre fornecer soluções para os problemas dos clientes e sempre mostrar que o negócio está apto a ajudá-lo.

Saiba que essas são apenas algumas das estratégias de marketing que são essenciais para que um empreendedor consiga conduzir o seu negócio ao sucesso.

Portanto, é preciso estudá-las, implementá-las na empresa e sempre buscar por outras novas estratégias para que o negócio esteja atualizado constantemente. Dessa forma será cada vez mais fácil atrair, adquirir e fidelizar clientes!

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Artigo produzido pela equipe do Saia do Lugar

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