6 vantagens de quem usa um sistema de vendas

Tempo de leitura: 6 minutos

Você consegue enxergar os benefícios de quem usa um sistema de vendas? Ou ainda repete para você mesmo que consegue controlar tudo no olho? Isso era suficiente nas décadas passadas, quando a competição não era feroz como é hoje e as margens eram maiores.

O mundo mudou. Você acompanhou?

Você não usa mais o guia para dirigir na cidade. Você não pede (ou não precisa pedir) táxi na rua acenando feito um maluco. Me pergunto porque alguns ainda controlam suas empresas com papel e caneta, ou com planilhas de excel. Tentei fazer um TOP5 das vantagens de um sistema de vendas, mas não deu, foram 6 principais que selecionei. Vamos lá:

Um sistema de vendas…

… evita um ENORME desperdício do seu tempo

O empresário raiz anota as vendas no papel, soma tudo na mão ou no excel, conta o recibo da máquina de cartão todo dia para fechar o caixa, olha o estoque todo dia para ver se está faltando algo. Isso é o básico, porque várias outras tarefas nem são feitas de tanto trabalho que dá. Quem tem todo esse trabalho, tem porque quer.

O sistema de vendas automatiza praticamente todas as tarefas da sua operação. São menos de 3 toques (ou cliques) para fechar uma venda, em menos de 5 segundos. A partir daí, a mágica acontece.

Todas as vendas são registradas e uma série de cálculos automáticos são feitos, no mesmo instante. Todas as vendas em dinheiro ou cartão são somadas para você verificar no final do dia e fazer seu fechamento. A cada venda registrada dá baixa no estoque, então é só olhar um gráfico para saber quantos produtos você tem no estoque.

Como nós falamos no Pingo: você fecha a venda e o sistema de vendas faz o resto. Parabéns, você ganhou 40 minutos no seu dia. Todo dia.

… te mostra tudo graficamente

Não vou escrever um textão aqui, veja você mesmo o que prefere:

produtos mais vendidos na semana:

faturamento na semana:

caixa a receber na semana:

… coloca o olho do dono no negócio

Ahhhh, o tal olho do dono é que engorda o gado. Claro, porque se o dono não está lá o funcionário pode fazer uma venda em dinheiro, entregar o produto e embolsar a grana. Como você vai saber? E se ele tirar uma nota de R$ 20,00 do caixa, como você vai saber? E se ele pegar um produto e levar para casa, como você vai saber? Você não vai. A não ser que ele exagere a ponto de ficar óbvio, e você ainda vai achar que é o seu “feeling”. Não é o seu feeling, é que ele exagerou e devia estar fazendo isso há muito tempo.

Com um sistema de vendas tudo isso é controlado, sem você estar lá. Como se fosse um Big Brother. Suas vendas, seu caixa, seu estoque. É como se você soubesse em tempo real e de qualquer lugar o que está acontecendo no seu restaurante, por exemplo. Você vira onipresente! 🙂 Seus funcionários sabem que você controla tudo muito bem e já vão ficar intimidados para roubar algo. Você assume o controle, simples assim.

… te mostra quando o dinheiro vai entrar no seu bolso

Hoje mais de 70% das vendas são recebidas no cartão, e esse número não pára de crescer. O problema é que se for débito você recebe em 2 dias úteis e se for crédito você recebe depois de 30 dias corridos. Pronto, a bagunça está feita. Como você vai saber se recebeu o dinheiro do que vendeu? Ou pior, como você vai saber a agenda dos seus recebimentos para ver o melhor dia de pagar um fornecedor, seus funcionários, tirar um pro-labore?

Um bom sistema de vendas consegue montar sua agenda de recebíveis, sem te dar nenhum trabalho adicional. Na hora que você fechou a venda, você informa o meio de pagamento utilizado, e o sistema calcula quando você vai receber o dinheiro das vendas.

Imagine 300 vendas em 1 dia, sendo 15% em dinheiro, 28% no debito, 33% no crédito a vista e outros 24% parcelados em 3x. Difícil fazer na mão. Um sistema de vendas monta essa agenda automaticamente.

… te alerta quando o estoque está acabando

Você se esforça para trazer um cliente à sua loja. Faz flyer, se esforça nas mídias sociais, trata bem seus clientes para eles retornarem. Aí eles chegam no caixa, pedem um produto, você vai buscar e adivinha: acabou! E você não sabia… pronto, perdeu a venda, perdeu dinheiro e ganhou um cliente insatisfeito. Tiro no pé. Aliás, no coração.

Agora imagine um sistema de vendas que te alerta quando um produto está acabando, para você repo-lo antes que apareça um cliente com dinheiro na mão querendo levar. É isso.

… mantém sua informação segura

Você anota tudo num caderno e tem sua rotina de guarda-lo no mesmo lugar sempre. Até um belo dia em que você chega para trabalhar e não está mais lá. Talvez a moça da limpeza viu um monte de folha amarelada e achou que era lixo, nunca vamos saber. O caderno sumiu. E com ele, todo o histórico do seu negócio.

Com um sistema de vendas moderno, que armazena as informações na nuvem, isso nunca vai acontecer. Suas informação estão salvas, atualizadas e seguras. Para você acessar de qualquer lugar, a qualquer hora. O computador pode pifar, que suas informações valiosíssimas estão lá, te esperando.

Ah, mas um sistema de vendas é caro!

NÃO! ERA caro… isso mudou.

Você não precisa comprar um sistema de caixinha, ser obrigado a gastar 4.000 em equipamentos, pagar por um treinamento e instalação. Isso era caro mesmo. Hoje você consegue um sistema por menos de 3 reais por dia.

O Pingo, por exemplo, automatiza todas as tarefas citadas nesse post. E isso pode custar apenas 1 copo de água por dia. Isso mesmo, você vende 1 copo de água a mais por dia e já paga o sistema de vendas. A relação é mais ou menos como gastar 3 reais por dia para poupar 40 minutos do seu dia.

São quase 20 horas economizadas no mês e você recebe em troca muito mais do que o papel e caneta podem dar. Acho que no final, quem tem um sistema de vendas tem UMA grande vantagem:

3 dias a mais no mês para aproveitar a vida!

Conteúdo relevante para você!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber grátis as atualizações do blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *