5 dicas para otimizar a produtividade e organização da agenda

Tempo de leitura: 3 minutos

Quer aumentar suas vendas? Precisa reduzir os custos e melhorar a margem de lucro? Deseja otimizar a gestão e, consequentemente, fazer seu comércio crescer? Então, saiba que você está no lugar certo, pois o assunto do artigo de hoje é produtividade e organização.

Independentemente de qual seja o seu negócio, como empreendedor é preciso saber que quanto mais produtivo e organizado ele for, maiores serão suas chances de sucesso.

E foi exatamente por essa razão que preparamos esta lista de 5 dicas para otimizar a produtividade e a organização da agenda da sua empresa.

Acompanhe a leitura!

1. Organize todas as tarefas no início da semana

Para começar, organize todas as tarefas no início da semana. É claro que contratempos e imprevistos podem acontecer no decorrer dos dias, isso é normal. No entanto, determinar a linha e o fluxo do seu trabalho, sempre que possível, certamente otimizará seu tempo.

Em relação às prioridades, selecione as demandas semanais com base na ordem “mais importantes para menos”. Isso é importante para que você não execute tarefas fora de ordem e, em algum ponto, perceba que perdeu um prazo ou que priorizou algo menos urgente.

A ideia é começar a semana já sabendo tudo o que deve ser feito, para não perder tempo pensando demais.

2. Faça um bom planejamento

Com as tarefas da semana todas organizadas, o próximo passo é fazer um bom planejamento para ter o melhor rendimento possível.

Tão relevante quanto saber o que deve ser feito é saber como fazer, não concorda?

3. Mantenha o ambiente de trabalho organizado

Inimiga mortal da produtividade e completamente oposta à organização, a bagunça deve ser evitada a qualquer custo. Manter seu ambiente de trabalho arrumado é fundamental para um bom rendimento.

A consequência da desorganização pode ser justamente o que não queremos: falta de foco e concentração, além da baixa produtividade e procrastinação.

4. Deixe sua agenda sempre por perto

Por ter que lidar com diversas obrigações no dia a dia, como situações operacionais e gerenciais quase que ao mesmo tempo, o empreendedor precisa encontrar uma maneira de evitar os esquecimentos.

Aqui, a dica é simples: mantenha uma agenda ao seu alcance e, é claro, sempre atualizada.

E o melhor é que não precisa ser um caderninho de papel, mas sim seu smartphone. Como você já sabe, ele é muito mais do que um celular: utilize a tecnologia como uma aliada para organizar seus compromissos e afazeres e ter uma organização diária em tempo real.

5. Use a tecnologia ao seu favor

Acabamos de falar da utilização do seu smartphone, certo? Pois bem, outra ótima forma de aproveitá-lo é com os aplicativos de produtividade e organização, tais como:

  • Trello: ferramenta para gerenciar projetos e suas etapas;
  • Evernote: um bloco de notas no seu celular, perfeito para organizar suas ideias e atividades, pessoais e profissionais;
  • Pomodoro: método de gerenciamento de tempo, com inúmeras soluções tecnológicas disponíveis baseadas no conceito.

Viu só? É muito fácil e possível aumentar produtividade e organização da sua empresa. Basta seguir essas dicas, que você verá uma melhoria nas tarefas do dia a dia.

Se quiser saber mais formas para melhorar ainda mais a gestão da sua empresa, não deixe conferir nosso artigo sobre planejamento estratégico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *