4 dicas para fazer o controle de fluxo de caixa em mercearias

Tempo de leitura: 3 minutos

Todos os empresários sabem da importância da gestão financeira de um negócio e como ela é fundamental para assegurar a lucratividade do empreendimento. Quando o assunto é finanças, um dos principais e mais importantes instrumentos de controle é o fluxo de caixa. Essa ferramenta é utilizada para controlar todas as movimentações de capital do negócio.

O fluxo de caixa pode ser controlado diariamente, semanalmente e mensalmente, ficando a critério de cada empresário. Essa ferramenta de gestão financeira tem como base o cálculo da diferença entre todas as entradas e saídas do caixa de uma empresa.

Para ajudá-lo a controlar o fluxo de caixa na sua mercearia e evitar erros e perdas financeiras, separamos neste post 4 dicas imperdíveis. Confira!

1. Determine a periodicidade do controle

Antes de iniciar o cálculo do fluxo de caixa os empreendedores precisam definir qual é a frequência em que o controle deve ser feito.

Cada mercearia carece de um controle específico, por isso a periodicidade deve ser definida de acordo com o número de vendas em determinado período e a demanda do negócio.

É muito importante que os empresários saibam que quanto mais longo for o período de controle do fluxo de caixa, maiores são as chances de erros e de perda de informações.

2. Conheça todas as despesas fixas do negócio

Depois de definida a periodicidade do controle do fluxo de caixa, é muito importante que os empreendedores façam um levantamento de todos os gastos fixos e as contas mensalmente pagas pela empresa. Esses valores fixos devem ser considerados para garantir que o fluxo de caixa seja sempre positivo e que o negócio mantenha a sua lucratividade.

3. Registre todas as movimentações financeiras

Independentemente do valor gasto com fornecedores, pagamento de contas ou da compra realizada por um cliente, é fundamental que os empreendedores registrem o valor para controle do fluxo de caixa. Esses dados são essenciais para que as contas da empresa estejam sempre corretas e não ocorram erros que possam resultar em perdas financeiras.

Além disso, registrando as movimentações financeiras os empresários podem encontrar detalhes que podem ser aperfeiçoados e contas que podem ser cortadas, ajudando a aumentar o lucro do negócio.

Esse registro das movimentações financeiras pode ser realizado em uma planilha ou em um software de gestão. Ambas as ferramentas permitem que os empreendedores controle as contas, mas obviamente uma plataforma integrada é mais confiável e permite o acesso às informações de forma rápida e eficiente.

4. Utilize um software para gestão do fluxo de caixa

O uso de uma plataforma para a gestão financeira da empresa é possivelmente a melhor forma de facilitar e controlar o fluxo de caixa de forma eficiente. O uso de softwares específicos eliminam os erros financeiros na empresa, garantindo a confiabilidade das informações e evitando perdas.

A escolha por um software acaba com a necessidade dos empreendedores utilizarem planilhas e controles manuais, permitindo o controle e o planejamento eficaz da mercearia. Esse tipo de tecnologia é extremamente indicado para todo e qualquer negócio, visto que os resultados obtidos são bastante satisfatórios.

Gostou das nossas dicas para fazer controle do fluxo de caixa na sua mercearia? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas e novidades para o seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *