4 características comuns dos empreendedores de sucesso: Veja se este é seu perfil.

Tempo de leitura: 3 minutos

Empreendedores de sucesso podem ser encontrados nos quatro cantos do mundo, cada qual advindo de culturas variadas e professando valores diferentes. Entretanto, o universo dos negócios exige certas características que, independentemente de onde o empreendedor esteja, são admiradas e, às vezes, podem ser até responsáveis por fazê-lo alçar voo.

Os empreendedores mais bem sucedidos que conhecemos carregam consigo algumas qualidades que podem servir de exemplo para todos os que desejam trilhar um caminho próspero para seus negócios.

Descubra, a seguir, quais são as características comuns aos empreendedores de sucesso e veja se esse é o seu perfil!

Eles têm aptidões profissionalizadas

Se você tem uma aptidão inegável em alguma área, invista nela e não deixe-a se transformar em algo apenas privado e do conhecimento de poucos.

Se, desde novo, você sempre gostou de desmontar e montar peças de computador, criando novos circuitos e inventando possibilidades; se você sempre esteve familiarizado com a culinária, fazendo pratos com gosto e naturalidade; ou se você sempre gostou de pesquisar sobre carros e passou a saber absolutamente tudo sobre eles, que tal profissionalizar essas aptidões tão próprias e tão naturais para você?

Nada mais prazeroso do que trabalhar com o que se gosta. A maioria dos empreendedores de sucesso possuem histórias assim: desde jovens, estavam empenhados, mesmo que de modo lúdico, nas atividades que viriam a ser o seu trabalho.

Curiosidade e abertura ao novo

A curiosidade e a abertura ao novo são características essenciais para os empreendedores de sucesso. Afinal, o próprio mercado é algo que, constantemente, se reinventa para estar sempre aquecido, oferecendo novas soluções, novas necessidades, novos produtos e novas roupagens.

O empreendedor precisa ser tão rápido quanto o mercado se quiser permanecer em sua esteira e, para isso, nada mais próprio do que ser curioso e estar sempre disposto a inovar.

Não estamos falando de mudar a essência do seu empreendimento ou ideia inicial, mas de aperfeiçoá-lo constantemente para trazê-lo ao mercado com uma cara ou função inovadora.

Construção de uma imagem positiva

O mundo dos negócios é feito não apenas de trabalho e competência, mas também de imagens. O sucesso não está apenas no lucro financeiro, mas no reconhecimento, por parte da sociedade, de que você e sua empresa oferecem inovação e soluções para determinados problemas.

Sendo assim, empreendedores de sucesso constroem sempre uma imagem positiva frente à sociedade. A imagem de que eles:

  • Servem aos interesses dos consumidores;

  • estão em busca de melhoras para atendê-los;

  • e se preocupam com o que eles pensam.

Uma imagem positiva está relacionada, portanto, às noções de responsabilidade, de preocupação e de sensibilidade. Além de pensar no seu produto ou serviço, você consegue pensar na construção da imagem que passa às outras pessoas?

Acompanhamento constante

Mesmo se o seu negócio conta com uma equipe de confiança, responsável e afinada com os objetivos da empresa, jamais deixe de acompanhá-lo constantemente e de estar à frente das decisões. Empreendedores de sucesso delegam funções e formam uma equipe campeã, mas nunca deixam de ser líderes e de saber o que acontece em cada um dos setores da empresa.

E você, se identifica com alguma dessas características? Acredita que possui esse perfil tão comum entre os empreendedores mais bem sucedidos do planeta? Conte para a gente nos comentários. E não se esqueça de que, se essas características ainda são fracas em você, também é possível cultivá-las!

Leia também: 4 inovações que vão dominar o sistema de vendas

Empreendedor! Deixe aqui seu email

Receba mais conteúdo sobre o tema empreendedorismo e fique sempre atualizado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *